Prêmio Jovem Melhorista no 9 CBMP

O Doutorando Thiago Alexandre Santana Gilio, do Curso de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante o 9CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, realizado no período de 14 a 17 de agosto de 2017 em Foz do Iguaçu, PR, recebeu o Prêmio Jovem Melhorista, categoria Doutorado, conferido pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas.

O trabalho apresentado intitulado: ‘Fine mapping of a unique anthracnose resistance gene in andean common bean landrace Amendoin Cavalo´, objetivou mapear o gene (Co-AC) de resistência ao fungo Colletotrichum lindemutianum, agente causador da antracnose, importante doença que ataca o feijoeiro comum, e presente na cultivar Amendoim Cavalo. Neste trabalho também foram desenvolvidos  marcadores moleculares fortemente ligados ao gene (Co-AC). O Amendoim Cavalo é uma cultivar tradicional de  feijão comum,  pertencente ao pool gênico andino, e que apresenta  amplo espectro de resistência à  várias raças do fungo  Colletotrichum lindemuthianum, e que são patogênicas para maioria dos genes de resistência à  antracnose já identificados em todo o mundo.

Thiago Gilio, orientando da Profa. Dra. Maria Celeste Gonçalves-Vidigal, desenvolveu as etapas básicas de suas pesquisas no Laboratório de Biologia Molecular e Melhoramento Genético do Feijão Comum do Núcleo de Pesquisa Aplicada a Agricultura (Nupagri-UEM),) e  as complementou no Laboratório de Genômica e Melhoramento de Soja do USDA-ARS, Beltsville, MD, USA, durante o período de doutorado Sanduíche, que foi realizado sob a Supervisão do Dr. Marcial A. Pastor-Corrales  e do Dr. Qijian Song.

A identificação das regiões genômicas foi realizada por meio da análise genético-estatística de 112 plantas F2 do cruzamento Amendoim Cavalo (R) × PI 207262 (S), inoculadas com a raça 3481 de C. lindemuthianum, enquanto quea análise de bulk segregante foi realizada por meio da genotipagem com 5.399 marcadores SNPs utilizando o BeadChip BARCBEAN6K_3. Os SNPs candidatos ao locus Co-AC foram identificados no final do cromossomo Pv01 do feijão comum, abrangendo uma região genômica candidata de 1,85 Mpb. A fim de elaborar o mapa genético, utilizando a população F2, a região genômica candidata foi saturada com marcadores microssatélites e marcadores SNPs utilizando-se da   metodologia KASP. Por sua vez o mapeamento de alta resolução do locus Co-AC  foi realizado em 62 famílias F2:3 as quais foram selecionadas com base na recombinação entre os marcadores SS56 e SS92 que flanqueiam o locus Co-AC .

O Thiago Gilio informa  que os resultados por ele obtidos evidenciam que o locus Co-AC está localizado na região genômica de apenas 65.22 Kpb entre os marcadores SNPs SS102 e SS95, no final do cromossomo Pv01. E, que tais  resultados são de extrema importância para a seleção assistida por marcadores moleculares ligados ao gene Co-AC em programas de melhoramento do feijão comum visando a obtenção de novas cultivares com ampla resistência à  antracnose.

Conforme palavras do Tiago Gilio “O Prêmio que ora recebemos confirma o reconhecimento da pesquisa de elevado nível que a nossa equipe do Nupagri-UEM tem realizado em parceria com o USDA-ARS, Beltsville, e com a University of California, Davis, USA. Esta premiação com certeza abrirá um brilhante caminho para o  início da nossa  carreira profissional``.

A presente pesquisa foi financiada pela Capes (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE, Processo Nº 6984-15), pelo US Department of Agriculture, Agricultural Research Services Project Number 8042-22000-286-00D (Research Project led by Dr. M.A. Pastor-Corrales) e pelo Norman Borlaug Commemorative Research Initiative of the US Agency for International Development, Project Number 0210-22310-004-96R.

PARABÉNS, THIAGO!!!! A UEM, o PGM e o Nupagri  sentem-se orgulhosos de sua Conquista!!!!!