Quinta, 25 de abril de 2024.
Busca Rápida (somente por palavras-chave)
    
Tese
Título Expressão do mRNA das HSPs 70 e 90 em abelhas Apis mellifera L. (Hymenoptera: Apidae) expostas aos inseticidas thiamethoxam, acefato e fipronil
Autor Araujo , Katlin Fernanda de
Unidade Pós-Graduação em Genética e Melhoramento
Área de Concentração Genética e Melhoramento
Orientador Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki
Co-Orientador(es) Claudete Rosa Mangolin
Banca Examinadora Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki
Eliane Gasparino
Adriana Gonela
Ana Silvia Lapenta
Fabiana Martins Costa Maia
Data de Defesa 22/02/2017
Resumo A interação entre as abelhas e plantas garantiu às Angiospermas o sucesso na polinização cruzada, aumentando o vigor das espécies, produção de frutos e sementes. As abelhas respondem por mais de 70% da polinização das espécies de angiospermas, cerca de um terço das culturas agrícolas. Um dos principais motivos do desaparecimento das abelhas em áreas agrícolas é o uso excessivo ou incorreto de agroquímicos utilizados para deter pragas das mais diversas lavouras. O uso desses produtos químicos acaba atingindo insetos polinizadores (não-alvos), como as abelhas Apis mellifera. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a toxicidade causada pelo contato com concentrações subletais de thiamethoxam, acefato e fipronil, bem como analisar as alterações na expressão do mRNA de heat shock proteins (HSPs) em A. mellifera. Abelhas operárias foram coletadas e mantidas por 24 h em contato com concentrações de subletais dos inseticidas. As análises de qRT-PCR foram realizadas para os genes HSP70 e HSP90 e o gene de referência endógeno utilizado foi a Actina. As estatísticas foram realizadas para verificação dos resultados encontrados. As porcentagens da mortalidade das abelhas expostas ao thiamethoxam após 24 h de contaminação por contato foram de 6,66% no controle, 1,66% concentração subletal 1, 11,66% Na concentração subletal 2 e 21,66% na concentração subletal 3. No ensaio realizado com fipronil as porcentagens e mortalidade foram de 13,33% (controle), 6,66% (subletal 1), 31,66% (subletal 2) e 48,33% (subletal 3). No experimento com acefato, a porcentagem de mortalidade foi de 6,66%, 8,33%, 3,33% e 11,66% nas concentrações controle, concentração subletal 1, subletal 2 e subletal 3, respectivamente. Os ensaios realizados com os três inseticidas obtiveram a maior mortalidade nas maiores concentrações, entretanto, quando contrastadas com o controle não foram significativas. A expressão do mRNA das HSPs 70 e 90 de abelhas A. mellifera expostas ao thiamethoxam, acefato e fipronil normalmente apresentou expressões significativas dos mRNAs quando comparadas entre controle e concentrações mais baixas. Isso indica que as proteínas compatíveis com os mRNAs expressos participam de um mecanismo imediato de defesa do organismo de A. mellifera na busca pela sobrevivência nas primeiras 24 h de exposição ao thiamethoxam, acefato e fipronil.
Palavras-chave polinizadores, detoxificação, qRT-PCR.
Title
Abstract A interação entre as abelhas e plantas garantiu às Angiospermas o sucesso na polinização cruzada, aumentando o vigor das espécies, produção de frutos e sementes. As abelhas respondem por mais de 70% da polinização das espécies de angiospermas, cerca de um terço das culturas agrícolas. Um dos principais motivos do desaparecimento das abelhas em áreas agrícolas é o uso excessivo ou incorreto de agroquímicos utilizados para deter pragas das mais diversas lavouras. O uso desses produtos químicos acaba atingindo insetos polinizadores (não-alvos), como as abelhas Apis mellifera. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a toxicidade causada pelo contato com concentrações subletais de thiamethoxam, acefato e fipronil, bem como analisar as alterações na expressão do mRNA de heat shock proteins (HSPs) em A. mellifera. Abelhas operárias foram coletadas e mantidas por 24 h em contato com concentrações de subletais dos inseticidas. As análises de qRT-PCR foram realizadas para os genes HSP70 e HSP90 e o gene de referência endógeno utilizado foi a Actina. As estatísticas foram realizadas para verificação dos resultados encontrados. As porcentagens da mortalidade das abelhas expostas ao thiamethoxam após 24 h de contaminação por contato foram de 6,66% no controle, 1,66% concentração subletal 1, 11,66% Na concentração subletal 2 e 21,66% na concentração subletal 3. No ensaio realizado com fipronil as porcentagens e mortalidade foram de 13,33% (controle), 6,66% (subletal 1), 31,66% (subletal 2) e 48,33% (subletal 3). No experimento com acefato, a porcentagem de mortalidade foi de 6,66%, 8,33%, 3,33% e 11,66% nas concentrações controle, concentração subletal 1, subletal 2 e subletal 3, respectivamente. Os ensaios realizados com os três inseticidas obtiveram a maior mortalidade nas maiores concentrações, entretanto, quando contrastadas com o controle não foram significativas. A expressão do mRNA das HSPs 70 e 90 de abelhas A. mellifera expostas ao thiamethoxam, acefato e fipronil normalmente apresentou expressões significativas dos mRNAs quando comparadas entre controle e concentrações mais baixas. Isso indica que as proteínas compatíveis com os mRNAs expressos participam de um mecanismo imediato de defesa do organismo de A. mellifera na busca pela sobrevivência nas primeiras 24 h de exposição ao thiamethoxam, acefato e fipronil.

Key-words Pollinators, detoxification, qRT-PCR.
Arquivos
Nome Tamanho
349,45 KB

TESES E DISSERTAÇÕES - Universidade Estadual de Maringá
Desenvolvimento: VIASITE INTERNET