Sexta, 19 de abril de 2024.
Busca Rápida (somente por palavras-chave)
    
Dissertação
Título Desempenho de genótipos de feijão comum em ensaios de Valor de Cultivo e Uso
Autor Eduardo, Gabriel Soares
Unidade Pós-Graduação em Genética e Melhoramento
Área de Concentração Genética e Melhoramento
Orientador Maria Celeste Gonçalves Vidigal
Co-Orientador(es) Giseli Valentini
Vanusa da Silva Ramos Martins.
Banca Examinadora Maria Celeste Gonçalves Vidigal
Giseli Valentini
Lucas Silvério
Data de Defesa 16/08/2019
Resumo Atualmente as fronteiras agrícolas brasileiras estão em franca expansão e a obtenção de linhagens que apresentem elevada capacidade produtiva de acordo com as necessidades da cadeia produtiva se torna uma necessidade. Frente a isso, este trabalho teve como objetivo estudar o desempenho de linhagens superiores de feijão comum em Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) em Maringá, estado do Paraná.Foram avaliadas 18 cultivares aderidas à Comissão Técnica Sul Brasileira de Feijão (CTSBF) e cinco testemunhas comerciais.O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com três repetições no ano de 2017. As características de interesse para a cultura do feijão comum avaliadas durante o experimento foram número de dias para floração, número de dias para maturação fisiológica, número de vagens por planta, número de sementes por vagem, massa de 100 sementes e produtividade de grãos A análiseestatística foi realizada por meio do modelo estatístico 21 do software Selegen-REML/BLUP. Nos resultados para a produtividade de grãos, característica mais importante da cultura, pode-se destacar as linhagens BRS MG UAI, GEN 45-2F-293 P, TB 03-11, CHP 01-182-48, CNFC 15097 e LP 09-33 com valores estimados para a nova média acima de 3.000 kg ha-1. Apesar da estimativa da herdabilidade no sentido amplo (h_g^2) para a característica número de sementes por vagem ser baixo (0,0826), as demais características tiveram valores elevados de 0,3560 a 0,8807. Similarmente, a acurácia seletiva (Acclon) foi baixa para número de sementes por vagem e variou de alta a muito alta para as demais características.Dentre as correlações fenotípicas estimadas, pode-se destacar aquelas entre número de dias da emergência a floração vs.número de dias da emergência a maturação fisiológica, número de vagens por planta, número de sementes por vagem e massa de 100 sementes, com valores significativos. Diante o exposto, os resultados demonstraram que dentre os 18 genótipos de feijão avaliados há linhagens potenciais para indicação aos produtores na região de Maringá, Paraná.

Palavras-chave: Ensaio VCU, método da máxima verossimilhança restrita, melhor preditor linear não viesado,PhaseolusvulgarisL.,seleção de linhagens.Giseli Valentini e Vanusa da Silva Ramos Martins.

Atualmente as fronteiras agrícolas brasileiras estão em franca expansão e a obtenção de linhagens que apresentem elevada capacidade produtiva de acordo com as necessidades da cadeia produtiva se torna uma necessidade. Frente a isso, este trabalho teve como objetivo estudar o desempenho de linhagens superiores de feijão comum em Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) em Maringá, estado do Paraná.Foram avaliadas 18 cultivares aderidas à Comissão Técnica Sul Brasileira de Feijão (CTSBF) e cinco testemunhas comerciais.O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com três repetições no ano de 2017. As características de interesse para a cultura do feijão comum avaliadas durante o experimento foram número de dias para floração, número de dias para maturação fisiológica, número de vagens por planta, número de sementes por vagem, massa de 100 sementes e produtividade de grãos A análiseestatística foi realizada por meio do modelo estatístico 21 do software Selegen-REML/BLUP. Nos resultados para a produtividade de grãos, característica mais importante da cultura, pode-se destacar as linhagens BRS MG UAI, GEN 45-2F-293 P, TB 03-11, CHP 01-182-48, CNFC 15097 e LP 09-33 com valores estimados para a nova média acima de 3.000 kg ha-1. Apesar da estimativa da herdabilidade no sentido amplo (h_g^2) para a característica número de sementes por vagem ser baixo (0,0826), as demais características tiveram valores elevados de 0,3560 a 0,8807. Similarmente, a acurácia seletiva (Acclon) foi baixa para número de sementes por vagem e variou de alta a muito alta para as demais características.Dentre as correlações fenotípicas estimadas, pode-se destacar aquelas entre número de dias da emergência a floração vs.número de dias da emergência a maturação fisiológica, número de vagens por planta, número de sementes por vagem e massa de 100 sementes, com valores significativos. Diante o exposto, os resultados demonstraram que dentre os 18 genótipos de feijão avaliados há linhagens potenciais para indicação aos produtores na região de Maringá, Paraná.


Palavras-chave Ensaio VCU, método da máxima verossimilhança restrita, melhor preditor linear não viesado,PhaseolusvulgarisL.,seleção de linhagens.
Title
Abstract Currently, theBrazilianagriculturalfrontiers are expandingrapidlyand, thus, thedevelopmentoflinesthatpresent high productivecapacityrequiredbytheproducersbecomes a necessity. Therefore, thisworkaimedtostudythe performance of superior common beanlinesevaluated in theCultivationand Use Value (VCU) experiments in Maringá, Paraná state. Eighteencultivarsadheredtothe Southern BrazilianBeanTechnicalCommission (CTSBF) andfivecommercialcontrolswereevaluated. The experimentwasconducted in a randomizedblock design withthreereplications in theyearof 2017. The characteristicsofinterest for common beancropevaluatedduringtheexperimentwere: numberofdaysuntilflowering, numberofdaysuntilphysiologicalmaturation, numberofpods per plant, numberofseeds per pod, massof 100 seedsandgrainyield. Statisticalanalysiswasperformedusingthestatisticalmodel 21 ofthe Selegen-REML / BLUP software. The results for grainyield, themostimportantcharacteristic for thecrop, wecanhighlightthelines BRS MG UAI, GEN 45-2F-293 P TB 03-11, CHP 01-182-48, CNFC 15097 and LP 09-33 withestimatedvalues for the new averageabove 3.000 kg ha-1. Althoughtheestimateofheritability in thebroadsense (h_g^2) for thecharacteristicnumberofseeds per podwaslow (0.0826), theothertraitshad high values, rangingfrom 0.3560 to 0.8807. Similarly, selectiveaccuracy (Acclon) waslow for numberofseeds per podandrangedfrom high tovery high for theothertraits. Amongtheestimatedphenotypiccorrelations, wecanhighlightthosebetweennumberofdaysfor flowering vs. thetraitsnumberofdays for physiologicalmaturation,numberofpods per plant, numberofseeds per podandmassof 100 seeds.Giventheabove, theresultsshowedthatamongthe 18 beangenotypesevaluatedthere are potentiallines for indicationtoproducers in theregionof Maringá, Paraná.

Key-words VCU experiments, restricted maximum likelihood method, best unbiased linear predictor,Phaseolus vulgaris L.; selection of lines
Arquivos
Nome Tamanho
1.975,96 KB

TESES E DISSERTAÇÕES - Universidade Estadual de Maringá
Desenvolvimento: VIASITE INTERNET