pgm

Português

English

Español
pgm

Conhecendo Maringá

A cidade de Maringá foi fundada em 10 de Maio de 1947 por Lord Lovat, representante da Paraná Plantations Limitada (Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná). No ano de 2017, esse município completou 70 anos de emancipação política, e possui população total estimada pelo IBGE em 403.000 habitantes.

O planejamento de Maringá, em sua origem, obedeceu a um plano urbanístico previamente estabelecido pelo Engenheiro Urbanista Jorge de Macedo Vieira. Espaços públicos tais como praças, ruas e avenidas foram demarcadas considerando, ao máximo, as características topográficas da área escolhida, revelando preocupação lúcida no que se refere à proteção de áreas verdes, e da vegetação nativa.

Adicionalmente, o trabalho incansável dos Engenheiros Agrônomos Luiz Teixeira Mendes e Aníbal Bianchini da Rocha (conhecido com o Jardineiro de Maringá), resultou em ruas e avenidas densamente arborizadas por inúmeras espécies, dentre elas, o alecrim, jacarandá mimoso, flamboyant, sibipiruna, pau-ferro, tipuana, grevília e, principalmente, o ipê-roxo, dentre outras.

Aérea de Maringá

Repleta de árvores, Maringá propicia excelente qualidade de vida a seus moradores. Esta cidade é um ambiente convidativo e aconchegante que oferece uma grande quantidade de parques florestais, além de ruas repletas de árvores, cujas flores, ao longo das estações do ano, embelezam a cidade e  trazem encanto aos olhares dos moradores e visitantes.

Maringá localiza-se na região Noroeste do Estado do Paraná, região Sul do Brasil. Estrategicamente, encontra-se situada a curta distância de Curitiba, capital do Estado, a uma distância de 430 km. Além disso, Maringá também encontra-se muito próximo da cidade de São Paulo, numa distância de 650 Km.

A economia de Maringá é fundamentada na agricultura, na pecuária, na atividade comercial, nos setores agroindustrial, de confecções, educação, e de saúde. A cidade é pólo de uma região que possui mais de um milhão de habitantes, e sedia uma das mais importantes cooperativas agrícolas Brasileiras, a Cocamar.

O município de Maringá situa-se em zona de altitude compreendida entre as cotas 500 e 600 m em relação ao nível do mar, e na latitude 23º 25' S e longitude 51º 57' W. Curiosamente, Maringá é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Dessa forma, o clima predominante da região de Maringá é do tipo subtropical, com a temperatura média do mês mais frio do ano inferior a 18ºC, temperatura média anual superior a 20ºC, e com verões chuvosos e invernos secos.

Atualmente, Maringá é a terceira maior cidade do Paraná, e a quinta maior da Região Sul do Brasil. Seu alto desenvolvimento urbano oferece excelentes serviços de fornecimento de água, luz, esgoto e telefonia, amplo terminal rodoviário, e um aeroporto que opera com aeronaves Airbus  A 380; Boeing 767-300,  Embraer 170/195, ATR 72-500 e ATR 72-600, oferecendo diversos voos diários para São Paulo e Curitiba, propiciando interligação às demais regiões do país e do mundo.

O setor educacional da cidade de Maringá, do Ensino Fundamental ao nível Universitário, encontra-se absolutamente acima do padrão brasileiro. As diversas Instituições de Ensino Superior da cidade oferecem cursos de Graduação nas mais variadas áreas (artísticas, agrárias, exatas, humanas, saúde, sociais, têxtil, entre outras). O município também dispõe de diversos cursos em níveis de Pós-Graduação, Mestrado e de Doutorado. Na atualidade, existem oito Instituições de Ensino Superior em Maringá, que agregam uma população universitária acima de 40.000 estudantes.

Dentre as Instituições de Ensino Superior de Maringá, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem se destacando como a mais importante, uma vez que encabeça o ranking das melhores Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. Em âmbito estadual a UEM recebeu o título de “Melhor Universidade do Estado do Paraná” nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2012. Já no ranking nacional das Melhores Instituições de Ensino Superior Estaduais a UEM ocupa o 5º lugar. Os alunos que ingressam na UEM contam com uma grande variedade de cursos ofertados sendo estes 69 cursos de graduação, 63 de pós-graduação e 58 especializações.

A cidade de Maringá também dispõe de uma extensa rede de hotéis, restaurantes, bancos e cinemas, além dos serviços essenciais, destacando-se dentre eles, a Justiça Federal e a Delegacia da Polícia Federal (Órgão responsável pela emissão de passaportes).

Em relação à economia, a cidade de Maringá se sobressai em relação ao Paraná e ao Brasil em termos de PIB "per capita", o qual é da ordem de R$ 18.914,00. Este fato aproxima o nível de qualidade de vida de Maringá aos parâmetros de cidades  pertencentes a países de considerável nível de desenvolvimento econômico e social.

Além de apresentar um PIB total da ordem de R$ 7,13 bilhões, a cidade de Maringá possui um elevado índice de qualidade de vida (IDH de 0,841), comparada aos países mais evoluídos do mundo. Além disso, não possui sub-moradias desde os anos 70, uma vez que a cidade conta com programas de oferta de casas populares às famílias de baixa renda.

Através de um trabalho efetivo e contínuo de conscientização da necessidade de preservação da natureza, a cidade possui o correspondente a 25,47 m² de área verde por habitante, além de manter e de conservar 17 bosques de mata nativa, com total de 217,8 ha.

As diversas etnias que compõe a sociedade maringaense formam um meio cultural múltiplo, incluindo descendentes de nativos locais e de diversas regiões brasileiras; africanos, alemães, árabes, espanhóis, italianos, japoneses, portugueses, e latino americanos. Tal fato contribui para a diversificação da economia deste município. Com economia diversificada associada ao espírito empreendedor de seus habitantes, Maringá atrai anualmente um contingente enorme de novos empreendimentos, tanto para a cidade quanto para a região.

Preparado pelo Prof. Dr. Pedro Soares Vidigal Filho e por Andressa Gonçalves Vidigal.

Localização
;

Campus Universitário Av. Colombo, 5790


Bloco J45 • 1º Andar • Sala 101

; Telefones

Fone: (44) 3011-8984



Email: sec-pgm@uem.br