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Inscrições

Processo de Seleção

O candidato ao Processo de Seleção dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Genética e Melhoramento deve ter Graduação em Cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia ou Ciências Biológicas. Profissionais de áreas afins podem solicitar sua inscrição em caráter condicional, sendo analisada, caso a caso, pelo Conselho Acadêmico.

A documentação exigida para inscrição ao Processo de Seleção é examinada pelo Coordenador do PGM, que encaminha ao Conselho Acadêmico para homologação ou não da inscrição do candidato.

A Seleção de candidatos, dentro do limite de vagas, é feita pelo Conselho Acadêmico do Programa a partir da análise dos históricos escolares e dos Currículos Lattes dos candidatos. Em geral, não há aplicação de provas, mas a critério do possível orientador poderá ser aplicada entrevista e/ou prova escrita aos seus respectivos candidatos, dentro de prazo fixado pelo Conselho Acadêmico.

 

Procedimentos para a Inscrição

As inscrições são aceitas no decorrer do ano, até o dia 30 de novembro, para início dos estudos no primeiro período letivo do ano seguinte. Recomenda-se o contato via e-mail com o possível orientador antes da realização da inscrição.

O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:

- No momento de efetivação de sua primeira matrícula, ser portador de diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior nos cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia ou Ciências Biológicas.

- Profissionais de áreas afins podem solicitar sua inscrição em caráter condicional, sendo analisada, caso a caso, pelo Conselho Acadêmico do PGM.

- Não serão admitidos diplomados em cursos de curta duração.

- Os candidatos com curso concluído, mas que ainda não possuem o diploma de graduação, poderão realizar a inscrição ao processo de seleção e efetivar a matrícula provisória no Curso de Mestrado, a qual ficará condicionada à apresentação do referido diploma no prazo máximo de 12 (doze) meses após a matrícula inicial.

- Só serão aceitos candidatos que tenham condições expressas de dedicarem-se integralmente ao curso pretendido.

A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no edital de abertura de inscrições e no Regulamento do PGM em vigor, das quais não poderá alegar desconhecimento.

A inscrição deverá ser apresentada à Secretaria do PGM, dentro do prazo estabelecido em edital, mediante o cumprimento total dos seguintes procedimentos:

- Preenchimento completo e exclusivamente pela Internet dos formulários eletrônicos disponíveis no Sistema de Inscrições.

- Preenchimento completo da Ficha de Inscrição Complementar, disponível no website do PGM,.

- Pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), a título de ressarcimento de despesas com materiais e serviços, somente por meio de boleto bancário emitido no Sistema de Inscrições e quitado na rede bancária ou em lotéricas.

- Confirmação da inscrição, por meio da entrega dos documentos abaixo relacionados, contidos em envelope lacrado, identificado com as etiquetas e acompanhado do Comprovante de Inscrição, ambos gerados no Sistema de Inscrições.

- A entrega deve ser feita pessoalmente ou por terceiros na Secretaria do PGM (Bloco J45, Sala 101, Campus Sede da UEM), ou via correio, obrigatoriamente postada até a data final para inscrição, na modalidade SEDEX e com Aviso de Recebimento (AR). A inscrição enviada pelo correio somente será aceita se recebida pelo Protocolo Geral da UEM até a data estabelecida em edital.

- Os documentos necessários à inscrição do candidato são:

i. Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;

ii. Ficha de inscrição complementar devidamente preenchida e assinada;

iii. Duas fotos 3x4 recentes;

iv. Cópia autenticada da certidão de nascimento (ou casamento) RG, CPF e título de eleitor;

v. Cópia autenticada do diploma do curso superior, ou documento equivalente (Atestado de provável formando);

vi. Cópia autenticada do histórico escolar do curso superior;

vii. Currículo modelo Lattes documentado.

viii. Cartas de recomendação de três pessoas ligadas à formação acadêmica ou às atividades profissionais do candidato (facultativo); e

ix. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00.

- Para o Doutorado, também serão necessários os seguintes documentos:

i. Cópia autenticada do diploma do curso de mestrado, ou documento equivalente (Declaração do orientador e do coordenador do curso de mestrado sobre a data prevista para a defesa de dissertação);

ii. Cópia autenticada do histórico escolar do curso de mestrado; e

iii. Projeto de pesquisa com o máximo de 10 páginas em papel A4, espaço 1,5 e fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo: Título, Introdução, Objetivos, Hipótese do Trabalho, Revisão Bibliográfica, Material e Métodos e Referências Bibliográficas (ABNT).

O Conselho Acadêmico do PGM analisará as inscrições recebidas, fundamentado no conteúdo do edital de abertura de inscrições e no Regulamento do PGM em vigor, e deliberará quanto à homologação ou não das inscrições, dentro do prazo estabelecido em edital.

A critério do possível orientador poderá ser aplicada entrevista e/ou prova escrita aos seus respectivos candidatos dentro de prazo fixado em edital, atendendo-se às seguintes condições:

i. Para a realização de prova, os conteúdos de avaliação, data, horário e local da prova serão divulgados no website do PGM (www.pgm.uem.br/inscricao) dentro do prazo fixado em edital.

ii. Havendo a necessidade de entrevista e/ou prova escrita, as responsabilidades pela sua aplicação e pela divulgação do seu resultado ficarão a cargo do professor possível orientador.

A escolha dos candidatos selecionados, dentro do limite de vagas, será realizada pelo Conselho Acadêmico do PGM, a partir da análise dos históricos escolares e dos Currículos Lattes dos candidatos, levando-se em conta a manifestação do professor possível orientador de cada candidato inscrito.

O PGM não enviará correspondência ao candidato informando a situação da inscrição ou qualquer outro tipo de informação. Será de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, via internet, os Editais e informações divulgados pelo Programa.

A divulgação do número de vagas, da homologação das inscrições e do resultado final será feita por meio de edital que será publicado no mural da Secretaria do PGM e no web site do PGM (http://www.pgm.uem.br/resultado).

O PGM não se responsabilizará por inscrições não concluídas dentro do prazo em decorrência de eventuais problemas técnicos, de congestionamentos das linhas de comunicação (Internet), bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Não haverá devolução de taxa de inscrição ao candidato que não tiver sua inscrição homologada.

A divulgação do número de vagas, da homologação das inscrições e do resultado final será feita por meio de edital que será publicado no mural da Secretaria do PGM e no website do PGM.

Na ocasião da efetivação da matrícula, em caso de não confirmação de matrícula de algum dos candidatos aprovados, poderão ser chamados possíveis candidatos suplentes, desde que haja disponibilidade de vagas para o possível orientador.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (44) 3011-8984, nos horários das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail: sec-pgm@uem.br.

Localização
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Campus Universitário Av. Colombo, 5790


Bloco J45 • 1º Andar • Sala 101

; Telefones

Fone: (44) 3011-8984



Email: sec-pgm@uem.br