Processo de Seleção
O candidato ao Processo de Seleção dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Genética e Melhoramento deve ter Graduação em Cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia, Ciências Biológicas ou Biotecnologia. Profissionais de áreas afins podem solicitar sua inscrição em caráter condicional, sendo analisada, caso a caso, pela Coordenação do PGM.
É dada a prioridade em 10% (dez por cento) do número de vagas especificamente para o atendimento às pessoas com deficiência. Para tanto, os candidatos que pleiteam estas vagas devem estar enquadrados na legislação vigente (Decreto nº 5.296/2004 e Leis Federais nº 12.764/2012, nº 13.146/2015 e nº 14.126/2021).e preencher os documentos pertinentes.
A documentação exigida para inscrição ao Processo de Seleção é examinada pela Coordenação do PGM, que delibera sobre a homologação ou não da inscrição do candidato.
A Seleção de candidatos, dentro do limite de vagas, é comum aos cursos de Mestrado e de Doutorado, sendo composta por até 03 (três) fases de avaliação: Coeficiente de Rendimento, avaliação do Currículo e Projeto de Pesquisa, conforme estabelecido no edital do processo de seleção.
Na ausência de candidatos classificados para as vagas priorizadas para pessoas com deficiência, as referidas vagas poderão ser ocupadas por outros candidatos classificados.
Na homologação da relação dos candidatos aprovados será considerada a classificação obtida no processo de seleção e a manifestação dos possíveis orientadores sobre a aceitação de seus respectivos candidatos, respeitando-se as preferências do candidato, conforme indicado na ficha de inscrição.
Na ocorrência de vagas não preenchidas na respectiva data de matrícula, será permitida a matrícula de candidatos classificados além do limite de vagas, desde que haja manifestação favorável do possível orientador.
Procedimentos para a Inscrição
As inscrições são aceitas no decorrer do ano, dentro do prazo estabelecido no edital do processo de seleção, para início dos estudos no primeiro período letivo do ano seguinte. Também pode ser aberto processo seletivo extraordinário, para o preenchimento de sobra de vagas e ocupação de bolsas de estudo disponíveis.
O candidato deve, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:
- No momento de efetivação de sua primeira matrícula, ser portador de diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior nos cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia, Ciências Biológicas ou Biotecnologia.
- Profissionais de áreas afins podem solicitar sua inscrição em caráter condicional, sendo analisada, caso a caso, pela Coordenação do PGM.
- Não são admitidos diplomados em cursos de curta duração.
- Os candidatos com curso concluído, mas que ainda não possuem o diploma de graduação, podem realizar a inscrição ao processo de seleção e efetivar a matrícula provisória no Curso de Mestrado, a qual fica condicionada à apresentação do referido diploma no prazo máximo de 12 (doze) meses após a matrícula inicial.
- Só são aceitos candidatos que tenham condições expressas de dedicação integral ao curso pretendido.
A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEM, nos Critérios do PGM para Seleção de Candidatos, no Regulamento do PGM e no Edital do Processo de Seleção, das quais não poderá alegar desconhecimento.
A inscrição deverá ser apresentada à Secretaria do PGM, dentro do prazo estabelecido em edital, mediante o cumprimento total dos seguintes procedimentos:
- Preenchimento completo e exclusivamente pela Internet dos formulários eletrônicos disponíveis no Sistema de Inscrições Online (Link disponível no topo desta página).
- Preenchimento completo da Ficha de Inscrição Complementar, disponível no referido Sistema de Inscrições Online.
- Pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), a título de ressarcimento de despesas com materiais e serviços, a ser efetuado somente por meio de boleto bancário emitido no Sistema de Inscrições Online e quitado na rede bancária ou em lotéricas.
- Confirmação da inscrição, por meio da entrega dos documentos abaixo relacionados, que deve ser feita exclusivamente para o e-mail: sec-pgm@uem.br, impreterivelmente, até 23h59min da data final para inscrição, estabelecida no edital do processo de seleção. Arquivos de grande tamanho poderão ser compartilhados por meio das ferramentas de armazenamento (Dropbox, Google Drive ou OneDrive).
- Todos os documentos deverão estar em formato PDF e nomeados de acordo com as descrições (em negrito) abaixo apresentadas.
- Após o envio da documentação, o candidato receberá e-mail confirmando a efetivação da entrega da inscrição. O candidato será responsável por acompanhar esta confirmação.
- Para o candidato selecionado será obrigatória a apresentação de cópias impressas dos documentos no momento de confirmação de matrícula, acompanhados dos seus originais para verificação de autenticidade.
- Os documentos necessários à inscrição do candidato são:
i. Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, contendo uma foto 3x4 recente;
ii. Ficha de inscrição complementar devidamente preenchida e assinada;
iii. Documentos pessoais: certidão de nascimento (ou casamento) RG, CPF e título de eleitor;
iv. Diploma do curso superior, ou documento equivalente (certificado de conclusão de curso ou atestado de provável formando);
v. Histórico escolar do curso superior;
vi. Currículo atualizado, extraído da plataforma Lattes;
vii. Certificados e demais comprovantes das atividades relacionadas no Currículo;
viii. Cartas de recomendação de três pessoas ligadas à formação acadêmica
ou às atividades profissionais do candidato (facultativo e disponível
no Sistema de Inscrições Online);
ix. Laudos caracterizadores de deficiência (somente para candidatos às vagas priorizadas para pessoas com deficiência);
x. Autodeclaração para pessoa com deficiência (somente para candidatos às vagas priorizadas para pessoas com deficiência);
xi. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 300,00; e
xii. Comprovante de Inscrição, gerado no Sistema de Inscrições Online.
- Para o Doutorado, também serão necessários os seguintes documentos:
i. Diploma do Curso de Mestrado, ou documento equivalente (Ata ou comprovante de Defesa de Dissertação, ou Declaração do orientador e do coordenador do Curso de Mestrado sobre a data prevista para a Defesa de Dissertação com prazo final para Defesa anterior à data de matrícula no PGM);
ii. Histórico escolar do Curso de Mestrado; e
iii. Projeto de pesquisa com o máximo de 10 páginas em papel A4, espaço 1,5 e fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo: Título, Introdução, Objetivos, Hipótese do Trabalho, Revisão Bibliográfica, Material e Métodos e Referências Bibliográficas (ABNT).
O PGM não enviará correspondência ao candidato informando a situação da inscrição ou qualquer outro tipo de informação. Será de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, via internet, os Editais e informações divulgados pelo Programa.
A divulgação do número de vagas, da homologação das inscrições e do resultado final será feita por meio de edital que será publicado no mural da Secretaria do PGM e no web site do PGM.
O PGM não se responsabilizará por inscrições não concluídas dentro do prazo em decorrência de eventuais problemas técnicos, de congestionamentos das linhas de comunicação (Internet), bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
Não haverá devolução de taxa de inscrição ao candidato que não tiver sua inscrição homologada.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (44) 3011-8900, nos horários das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail: sec-pgm@uem.br.