15 Anos do PGM

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MARCA O ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 15 ANOS DO PGM

O Seminário Internacional Experiências no Melhoramento Genético no Chile: Eucaliptos e Plantas Anuais, que será ministrado pelo Dr. Freddy Luis Mora Poblete, Professor da Universidad de Talca (UTAL), Chile, irá selar as comemorações dos 15 Anos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O evento acontecerá no dia 24 de novembro de 2017, sexta-feira, às 14h00min, no Anfiteatro 2, do Centro de Ciências Agrárias, localizado no Bloco J45, Campus Sede da UEM.

O Dr. Freddy Mora é aluno egresso do Curso de Doutorado do PGM. Além de apresentar os resultados de suas pesquisas em desenvolvimento na área de Genética e Melhoramento, ele também irá expor, aos alunos, docentes e convidados, os desafios encontrados em sua experiência profissional.

Desde o último mês de agosto vêm sendo realizados diversos Seminários Internacionais e Nacionais em comemoração aos 15 Anos do PGM. Nesses eventos estiveram presentes autoridades científicas internacionais e nacionais, tais como: o Dr. Marcial A. Pastor-Corrales (USDA - ARS, Beltsville, MD, USA), o Dr. Qijian Song (USDA - ARS, Beltsville, MD, USA), o Dr. Marcus Vinicius Kvitschal (Epagri Estação Experimental de Caçador - SC) e o Prof. Dr. Luiz Carlos Federizzi (UFRGS - Porto Alegre - RS).

O PGM, único Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento do Sul do Brasil, foi aprovado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação, em 25.07.2002. A sua primeira turma, constituída de cinco alunos, iniciou as atividades acadêmicas em 17.10.2002. Desde sua primeira Avaliação (2004-2006), o PGM vem sendo qualificado pela Capes como Programa de Excelência em Ciências Agrárias (Conceito 5).

Atualmente, o Corpo Docente do PGM, de elevada qualificação técnico-científica, é formado por 11 Professores Permanentes e 3 Colaboradores, todos portadores de título de Doutor, em Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE). Dentre os Docentes Permanentes, 91% são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, destacando-se 4 Bolsistas Produtividade CNPq Nível 1, e 54% são Pós-Doutores. O Corpo Discente atual do PGM é constituído por 18 alunos de Mestrado e 41 de Doutorado, oriundos de todas as regiões do país e do Haiti.

O PGM tem se destacado pela elevada Produtividade Científica do conjunto dos Docentes e Discentes, que a cada ano tem superado suas próprias marcas, diante dos rígidos Critérios de Avaliação da Área de Ciências Agrárias I da Capes. Em sua Produção Científica, considerada de nível internacional, também constam participações de professores e de estudantes em Congressos de relevância tanto Nacional quanto Internacional.

O PGM já titulou 197 Mestres e 79 Doutores oriundos de diversas regiões brasileiras, e também, de outros países (Chile, Colômbia e Moçambique), os quais encontram-se atuando em Instituições Públicas de Pesquisa e de Extensão de Moçambique, de Instituições Públicas de Pesquisas em Ciências Agrárias e em Biotecnologia no Brasil, de Empresas Nacionais e Estrangeiras do segmento de Melhoramento de Plantas, e em Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior e de Nível Médio tanto do Brasil quanto do exterior (Chile, Colômbia, Moçambique).

Desta forma, por ser um programa conceituado, o PGM tem chamado a atenção de estudantes e de profissionais de todas as regiões do Brasil e também do exterior, principalmente de países da América do Sul e da África, os quais veem tanto no PGM quanto na UEM o caminho para o aprimoramento de seus conhecimentos.

As inscrições para a Seleção de Candidaturas aos Cursos de Mestrado e de Doutorado (Edital nº 007/2017-PGM) do PGM, para ingresso no ano de 2018, estão abertas até o dia 30 de novembro, no Sistema de Inscrições.

Para inscrição no Processo de Seleção, o candidato deve ter Graduação em Cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia ou Ciências Biológicas. Profissionais de áreas afins podem solicitar sua inscrição em caráter condicional, sendo analisada, caso a caso, pelo Conselho Acadêmico.

Maiores informações poderão ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: www.pgm.uem.br/inscricao, pelo e-mail: sec-pgm@uem.br, ou na Secretaria do PGM, Av. Colombo, 5790, Bloco J45, 1° Andar, Sala 101, Campus Universitário, Fone (44) 3011-8984.