PGM - Perfil de Excelência

Capes mantém o Conceito 5 para o PGM

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou nesta quarta-feira (20/12) o Resultado Oficial da Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obteve o Conceito 5, com o qual vêm sendo qualificado como Programa de Excelência pela Capes desde sua Primeira Avaliação (2004-2006).

A Avaliação Quadrienal 2017 refere-se aos resultados produzidos pelos Programas de Pós-Graduação Brasileiros no período de 2013 a 2016. Conforme os professores Dr. Ronald José Barth Pinto (Coordenador) e Dr. Pedro Soares Vidigal Filho (Coordenador em Exercício) do PGM, o Conceito 5 reflete a dedicação de todos os Docentes, Discentes, Pós-Doutorandos, Servidores Técnicos e de Apoio, que diuturnamente não poupam esforços para o engrandecimento tanto do PGM quanto da UEM.

O PGM é o único Programa em Genética e Melhoramento da Região Sul do Brasil e vem atuando na formação de pesquisadores e de docentes capazes de atender a demanda de profissionais da área da Genética e de Melhoramento, graduados nos Cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia, Ciências Biológicas, ou afins. Esses profissionais atuam, tanto do Brasil quanto em outros países, principalmente naqueles da área de abrangência do Mercosul, e em países do Continente Africano.

O PGM também tem papel importante no desenvolvimento de novas tecnologias que visam o incremento do potencial produtivo e da capacidade competitiva da agropecuária paranaense, brasileira, e mesmo, internacional. Nesse sentido, são vários os projetos em desenvolvimento em intercâmbio técnico científico com as instituições de ensino e de pesquisa, nacionais e internacionais.

As linhas de pesquisa do Programa estão associadas à Genética Básica (Vegetal e Animal), à Genética Quantitativa e Melhoramento Vegetal e à Genética de Microorganismos, utilizando-se de técnicas clássicas e das mais modernas técnicas moleculares.

O Corpo Docente do PGM é constituído por 10 Docentes Permanentes que pertencem aos Departamentos de Agronomia e de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular da UEM, além de 1 Docente vinculado ao Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina. Todos os docentes são portadores de título de Doutor conferidos por Instituições de Excelência tanto nacionais quanto estrangeiras, e são contratados em Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE). O PGM conta, também,  com a atuação de 3 Docentes Colaboradores vinculados à UEM, em regime TIDE.

O PGM é marcado, desde seu início, pela determinação de seus membros em atingir o Perfil de Excelência. Esta característica do Corpo Docente Permanente do PGM, que é altamente qualificado, é demonstrada pelo elevado percentual de seus membros (71,4%), que são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, destacando-se 4 Bolsistas Produtividade Nível 1.

Atualmente, o PGM conta com 18 alunos matriculados no Curso de Mestrado e 38 no Curso de Doutorado. É importante ressaltar, que em apenas 15 anos (2002-2017), o PGM já titulou 197 Mestres e 82 Doutores.

O PGM recebe auxílio financeiro, incluindo-se Bolsas de Estudo, da Capes, CNPq, da Fundação Araucária, da Embrapa, da FINEP, entre outras empresas públicas, e também, de empresas privadas.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail: sec-pgm@uem.br, ou na Secretaria do PGM, Av. Colombo, 5790, Bloco J45, 1° Andar, Sala 101, Campus Universitário, Fone (44) 3011-8984.