pgm

Português

English

Español
pgm

Professora da UEM é Homenageada no Exterior

A Profa. Dra. Maria Celeste Gonçalves-Vidigal, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 1-B, no dia 30/10/2017, recebeu homenagem internacional (Award for Meritorious Services in Research and Education) durante o 2017 Bean Improvement Cooperative Meeting (BIC Meeting), evento promovido pela Michigan State University, East Lansing, Michigan, Estados Unidos. O Bean Improvement Cooperative (BIC) é uma organização que congrega os mais renomados professores e pesquisadores de todo o mundo, e que trabalham com cultura do feijão comum. Esta é a primeira vez que uma professora, cientista brasileira, recebe tal honraria sendo que anteriormente apenas o saudoso Prof. Dr. Clibas Vieira, eminente cientista da renomada Universidade Federal de Viçosa (UFV), tinha sido homenageado pelo BIC.

A Profa. Celeste é natural de Solidão, pequenina e singela cidade do Sertão pernambucano, e trabalha na UEM desde o ano de 1981. Ela iniciou a sua formação em Agronomia na Universidade Federal de Pernambuco onde obteve o título de Engenheiro Agrônomo em 1974. No período de 1975 a 1980 ela atuou como pesquisadora do Instituto Pernambucano de Pesquisa Agropecuária (IPA). Em 1979 ela obteve o título de Magister Science e, em 1993, obteve o título de Doctor Science em Genética e Melhoramento, ambos pela UFV. Em 1981, com a Aprovação em Concurso de Provas e Títulos, ela iniciou a sua Carreira Acadêmica como Professora Assistente do Departamento de Agronomia da UEM, lecionando a disciplina Melhoramento de Plantas para a Primeira Turma de Formandos em Agronomia da UEM. Em 1994, após aprovação em Concurso de Provas e de Títulos, a Profa. Celeste foi promovida a Professora Titular.

A Profa. Celeste tem exercido uma importante liderança tanto no Departamento de Agronomia quanto na UEM contribuindo para a expansão e a manutenção da qualidade do ensino e da pesquisa. No período de 1994 a 2002 ela exerceu papel fundamental na criação e consolidação dos Programas de Mestrado e de Doutorado em Agronomia (PGA, Conceito 6) e em Genética e Melhoramento (PGM, Conceito 5). Vale ressaltar que estes dois programas de pós-graduação já propiciaram a formação de mais de 900 profissionais que encontram-se atuando nas mais diversas regiões do Brasil, América Latina, América do Norte e África. Juntamente com o Prof. Dr. Pedro Soares Vidigal Filho a Profa. Celeste atuou na criação do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (Nupagri), um dos mais importantes Núcleos de Pesquisa da UEM.

Em nível nacional a Profa. Celeste também tem contribuído intensamente uma vez que ela é Co-fundadora da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, da qual foi Presidente no período de 2015-2107, além de ter sido idealizadora e membro da primeira Comissão Editorial da Revista Científica Crop Breeding and Applied Biotechnology. No período de 2012 a 2104 a Profa. Celeste também foi Presidente da Comissão Técnica Sul Brasileira de Feijão Comum. Neste ano de 2017 a Profa. Celeste organizou e presidiu o 9o Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, evento realizado em Foz do Iguaçu-PR, e que contou com a presença de mais de 1.000 participantes e de 10 cientistas renomados internacionalmente.

No que se refere à Formação de Recursos Humanos a Profa. Celeste já Orientou 10 Agrônomos, 33 Mestres e 21 Doutores, Co-orientou 32 Mestres e Doutores, e Supervisionou 12 Pós-Doutores.

No início deste Século 21, Era da Genômica, a Profa. Celeste cuja formação era de Genética e Melhoramento Clássico, procurou se aperfeiçoar tendo feito dois Pós-Doutoramentos: o primeiro em 2002-3, ocasião em que atuou como Visiting Scholar na Michigan State University sob a Supervisão do Prof. Dr. James D. Kelly, e o segundo em 2009, atuando como Visiting Scientist, na University of California, Davis, sob a Supervisão do Prof. Dr. Paul L. Gepts.

O foco principal das pesquisas da Profa. Celeste é o Melhoramento do Feijão Comum visando Resistência à Doenças. Neste assunto a Profa. Celeste e seu Grupo de Pesquisa (Nupagri) tem se destacado pela identificação, nomeação e mapeamento de 14 genes que conferem resistência à antracnose, mancha angular e ferrugem, doenças de grande relevância para o feijão comum, e também, na identificação de marcadores moleculares associados a tais genes de resistência.

Como resultados de intensas pesquisas, nos últimos dois anos o Programa de Melhoramento Genético do Feijão Comum, liderado pela Profa. Celeste, está disponibilizando aos agricultores paranaenses e brasileiros 2 novas cultivares de feijão comum resistentes à antracnose e à mancha angular: ‘Flor Diniz UEM’ do Grupo Carioca, e ‘AwaunaUEM’, do Grupo Preto.

No desenvolvimento de suas pesquisas a Profa. Celeste tem contado com colaboração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Em nível internacional destacam-se o Prof. Dr. James D. Kelly (Michigan State University); Prof. Dr. Paul L. Gepts (UC Davis), Profa. Dra. Maeli Melloto da UC Davis; Dr. Quijian Song e Dr. Marcial A. Pastor-Corrales do United States Department of Agriculture (ARS-USDA).

Os resultados destas colaborações são inúmeros, seja em publicações seja em oportunidades para complementação de estudos de seus estudantes (Doutorado Sanduíche). Este intercâmbio internacional beneficia intensamente os estudantes do PGM e do PGA, orientandos da Profa. Celeste, que tem tido a oportunidade de conhecer e trabalhar com eminentes cientistas do exterior.

Há que se destacar que todas as pesquisas da Profa. Celeste são desenvolvidas com recursos públicos obtidos junto à Capes, ao CNPq e à Fundação Araucária, que propiciam a aquisição de materiais de consumo, equipamentos etc., e sem os quais nada seria possível de ser realizado.

Localização
;

Campus Universitário Av. Colombo, 5790


Bloco J45 • 1º Andar • Sala 101

; Telefones

Fone: (44) 3011-8984



Email: sec-pgm@uem.br